O que caracteriza a 1 fase do modernismo?

A primeira fase do modernismo brasileiro, ou primeira geração modernista no Brasil, é como ficou conhecido o período da literatura nacional que foi de 1922 (seu marco inicial foi a Semana de Arte Moderna) a 1930. As obras dessa fase são caracterizadas pelo seu caráter inovador, antiacadêmico e nacionalista.

Qual o principal objetivo da primeira fase do modernismo?

Caracterizada pela fusão de influências das vanguardas europeias com elementos brasileiros, a primeira geração de modernistas tinha como objetivo a consolidação de uma cultura nacional. Nossos artistas estavam preocupados em desenvolver o papel da vanguarda em nosso país, que não era cosmopolita como os europeus.

O que é a segunda fase do modernismo?

A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.

Quais são as duas fases do modernismo?

Modernismo no Brasil:

  • Primeira geração: 1922-1930.
  • Segunda geração: 1930-1945.
  • Terceira geração ou pós-modernismo: 1945-1978.

O que é fase heroica do modernismo?

A primeira fase modernista ficou conhecida como fase heroica ou fase de destruição (1922 a 1930), no qual os artistas desejavam a ruptura com o tradicionalismo e com o passado, trazendo o que há mais de moderno e diferente.

Quais as fases do modernismo e suas características?

Fases do modernismo no Brasil

  • Primeira fase modernista (1922-1930) – a fase heroica ou de destruição.
  • Segunda fase modernista (1930-1945) – a fase de consolidação ou geração de 30.
  • Terceira fase modernista (1945-1960) – a geração de 45.

Qual é o marco inicial do modernismo no Brasil?

Há 99 anos, acontecia o marco do início do modernismo no Brasil. Um movimento que se tornou referência cultural do século XX: a Semana de Arte Moderna de 1922. Também chamada de Semana de 22, a Semana de Arte Moderna ocorreu em São Paulo, entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal da cidade.

O que é correto afirmar sobre a segunda geração do modernismo?

Sobre a Segunda Geração do Modernismo, é correto afirmar: 1. Foi caracterizada, no campo da poesia, pelo amadurecimento e pela ampliação das conquistas dos primeiros modernistas; 2.

Quais as principais fases do modernismo?

Com a Semana de Arte Moderna em 1922 tem início a Primeira Fase do Modernismo, que também é chamada de Fase Heróica. Pode-se caracterizar tal fase por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética inspiradas nas vanguardas europeias como o cubismo, o futurismo, o surrealismo e outros.

Qual foi o primeiro livro do modernismo?

A publicação Alguma Poesia (1930) de Carlos Drummond de Andrade marcou o início da intensa produção literária poética desse período. Na prosa, temos a publicação do romance regionalista A Bagaceira (1928) do escritor José Américo de Almeida. Resumo da segunda fase do modernismo

Qual foi o objetivo do modernismo?

O Modernismo foi um movimento artístico, literário e cultural que surgiu no início do século XX. O movimento tinha como objetivo romper com o tradicionalismo da época, experimentando novas técnicas e criações artísticas. O Modernismo foi uma época marcada por drásticas transformações, além da sensação de fragmentação da realidade.

Quais as principais características das duas primeiras gerações do modernismo?

Analisaremos abaixo o contexto histórico e as principais características das duas primeiras gerações do Modernismo. No início do século XX, muitos artistas brasileiros sofreram influência da vanguarda europeia, como o Cubismo, o Expressionismo e o Futurismo. Por conta dessa influência, a arte brasileira começou a sofrer diversas mudanças.